BEM VINDOS!

Carol Gomes, 20 anos, Presidente da União da Juventude Socialista de Rio Claro- UJS RIO CLARO, e estudante de Direito!

Carol Gomes

Carol Gomes

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

JUVENTUDE E PARTICIPAÇÃO POLITICA

Carol Gomes








Quando analisamos pelo contexto histórico, refletimos sobre o passado de "lutas" travadas na conquista de direitos e liberdades, logo nos remete à lembrança, os jovens estudantes secundaristas e universitários que saíram às ruas exigindo democracia, liberdade de expressão e soberania popular, como eleições diretas. Não obstante, ao comparar a juventude de ontem com a de hoje, nos deparamos com uma classe alienada e apática as causas sociais, bem como, a política. Mas transferir a culpa dessa relutância no envolvimento do jovem à somente eles, é um procedimento equivocado.
A falta de incentivo a essa geração na participação da vida pública é muito grande. Começando nas escolas, onde o adolescente está amadurecendo a sua personalidade e obtendo opiniões formadas sobre assuntos, e política, não é pauta das discussões em salas de aula, raras são as escolas que incentivam seus estudantes a se envolverem em grupos políticos, como: Grêmios Estudantis; D.C.E"S; Hip-Hop; Cultura, entidades de juventude em geral. O objetivo é: formar indivíduos preparados para o vestibular e mercado de trabalho, e não, cidadãos conscientes de seus deveres cívicos. Há uma citação que diz: "O homem, costuma negar tudo aquilo que não compreende", ou seja, não são os jovens que não gostam de política, desconhecem a verdadeira forma de fazê-la, atribuindo sua prática à apenas o que as mídias costumam mostrar.
A juventude precisa tomar decisões tão importantes, como: A Profissão que irá seguir, qual faculdade irá fazer, o tão sonhado primeiro emprego, porém, na principal decisão que tomará as rédeas do seu destino, de sua familia e amigos : O voto, eles preferem se omitir, no entanto, quando questionados sobre o que mudariam em sua sociedade, a resposta é sempre a mesma: A política.
Para mudar, devemos atiçar a nossa crítica, mas principalmente, a nossa autocrítica. Qual Papel estamos desempenhando na contribuição às transformações sociais? É participando de entidades de juventude, estudantis, cultural, social, esportiva, a qual o jovem e sua "tribo" mais se identificarem, e que tenham, um cunho social, onde desenvolverão Políticas Públicas, aprendendo que, projetos não são somente construídos com a política partidária, podendo assim, transformar a realidade de uma comunidade. É essa geração que deve iniciar a mudança, dando cara a uma outra política, a política que verdadeiramente queremos, pois a juventude é o presente, e o futuro do país, a ela pertence.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

2003, 1º dia de aula, 5ª série, olhares trocados, antipatia, conversa, amor a primeira vista, amizade nascendo, brigas surgindo, brigas fortalecendo a amizade, bolachas com maionese, festa de dia das bruxas, gargalhadas, animais de estimação, um ano de amizade. Florzinhas no cadernos, cartas do morcegão, brigas com a este, brigas com a marina, brigas com todo mundo, eleição de gremio, choro, decepções, lutas incansáveis, amizade sincera, conselhos. Superação, vitoria, perfumes na sala da aula, JA JA na aula da dani, trotes, flora e donatela, GORPES, GORPES,7 anos de amizade, GORPES, final do ano, descrença, Jaiminho, fé renovada, ela é sua amiga de verdade, eu sei disso, e eu te amo pra sempre! ♥

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Um pouco de...

Caroline Gomes Ferreira, 19 anos, nascida na cidade Rio Claro, no dia 2 de outubro de 1990.
Filha de Roberto Gomes Ferreira Junior e de Taíse Ruiz Gomes Ferreira.
Começou sua militância no Gremio Estudantil do Colégio Puríssimo em 2007, quando com ajuda de outros camaradas, reestruturaram a entidade. Em 2008 se filiou à União da Juventude Socialista-UJS, e foi indicada à presidir a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Rio Claro- UMES RIO CLARO. Sua gestão em 2009 foi de reestrutura a UMES, tornando-a a mais atuante de todo estado de São Paulo. Foi convocada à compor a diretoria da União Paulista dos Estudantes Secundaristas-UPES, na gestão do Presidente Arthur Herculano.
Se formou em 2009, deixou o moviemnto secundarista, e passou a atuar no movimento Universitário, cursando DIREITO nas faculdades Claretianas, e dirigindo os movimentos sociais da união Estadual dos Estudantes-UEE SP. Se filiou ao Partido Comunista do Brasil- PCdoB, e assume a pasta da secretaria de juventude. E em maio de 2010, foi eleita a nova presidente da União da Juventude Socialista de Rio Claro-UJS RIO CLARO e dirigente estadual da UJS-SP.